SANTA JOANA DE LESTONNAC É PARA NÓS UM EXEMPLO DE DEVOÇÃO E EMPODERAMENTO FEMININO CRIANDO A COMPANHIA DE MARIA.

A história das mulheres bíblicas é repleta de inspiração e de virtude, sendo um testemunho de fé, coragem e dedicação. Entre estas mulheres , podemos destacar também, Santa Joana de Lestonac que é uma figura proeminente que fundou a Companhia de Maria e destacou-se como um exemplo marcante de devoção de empoderamento feminino, seguindo o exemplo de mulheres bíblica. Principalmente, no mundo de hoje, ela continua nos inspirando como Rede Laical Companhia de Maria. Seu entusiasmo transcende o tempo e continua inspirar gerações de mulheres, a buscar espiritualidade inaciana e a liderança com determinação e vontade de seguir Jesus Cristo.
Santa Joana de Lestonac, nascida no século XVI dedicou sua vida a propagar os ensinamentos cristãos e a contribuir para a educação e formação de jovens meninas. Como fundadora da companhia de Maria, sua visão era de capacitar mulheres para serem agentes de transformação na sociedade, fortalecendo-as através da fé e do conhecimento. Sentiu-se inspirada por mulheres bíblicas e que desempenharam papéis cruciais na narrativa religiosa, Joana seguiu uma vocação de liderança espiritual, demonstrando aí sua força e sabedoria, não de forma exclusiva do gênero masculino.

Joana, mulher bíblica e generosa, sábia e profeta. Tem um sopro especial de Deus que a faz manter sua vontade e sua fé. Ela se sente forte para enfrentar obstáculos impostos pelo seu tempo vivendo na fé com confiança no futuro quando comparada com as mulheres bíblicas podemos vislumbrar que ela agia apoiada no seu projeto de espiritualidade, mantendo a mente unida ao coração nas suas ações. Podemos sentir como Paulo:» Aqueles que Deus predestinou, também nos chamou…» ( 8,28- 30 ), um chamado a espiritualidade, que ela prontamente atendeu.
Um pequeno paralelo com as mulheres bíblicas:
Como as mulheres bíblicas desempenharam papéis- chave em momentos cruciais da história da fé, Santa Joana também desafiou as normas sociais de sua época ao liderar, instruir mulheres em uma ordem religiosa ( a Companhia de Maria). Ela ecoou a determinação de figuras bíblicas como Judite e Ester, como Cristina nos recorda. Ester salvou o seu povo. Joana , através de sua fé inabalável e ação dedicada, se tornou um pilar de força e inspiração nestas mulheres suas amigas e companheiras para viverem uma vida comprometida com os princípios espirituais e a responsabilidade social, na Companhia de Maria.

CONCLUSÃO :
Santa Joana, consideramos uma mulher bíblica e espiritual, deixou- nos uma marca na história através da Companhia de Maria . Hoje nós como Rede Laical, buscamos crescer em sua devoção, e como nossa guia e de outras mulheres contemporâneas, que buscam unir fé e ação. Seguindo o exemplo de grandes mulheres da Bíblia. Que o legado de Santa Joana inspire como Rede Laical Companhia de Maria seguindo adiante fortalecendo- nos na fé e no compromisso com a educação e a transformação de social.

Categories:

Tags:

Comments are closed